Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Saiba quando e como se pesar



É melhor se pesar pela manhã ou no fim do dia? O ideal é usar a mesma balança ou tirar a teima frequentando diferentes farmácias? A fisiologista Claudia Zimmerman, da Body Chek, esclarece suas dúvidas para que a balança não pregue peças em você – ou no seu coração.
Segundo a profissional, o melhor é se pesar, no máximo, uma vez por semana. “O ideal é que o ritual seja feito a cada quinze dias”, diz. Claudia afirma também que é  importante estabelecer sempre um horário, se possível pela manhã e após ir ao banheiro, para subir na balança. “Temos uma variação muito grande de peso durante o dia, que pode chegar até dois quilos”, afirma.  “Essa alteração deve-se ao que comemos durante o dia – comida mais temperada ou salgada irá reter liquido, assim como fatores como intestino preso, clima muito quente, etc interferem.”
Outra dica da expert é sempre utilizar a mesma balança, ainda que seja uma pequena, daquelas de banheiro. Assim você poderá acompanhar corretamente qualquer alteração
Quanto ao que vestir? “O mínimo de roupa possível”. Se a balança não estiver em sua casa, onde você pode se despir, ao menos tire os sapatos e blusas pesadas. “Caso contrário, o peso apresentado não será o correto”.
Se você não confiar na balança, ou pelo menos não confiar somente nela, experimente adquirir um adipômetro para medir gordura corporal. “Ele é excelente porque você irá saber onde estão os pontos localizados de gordura”, diz Claudia.

A dúvida continua?!
Veja abaixo o que contribui para a oscilação de peso:
- Concentração de água e variações no peso total
- Como se pesar corretamente
Retenção de água, como você já sabe, pode causar aumento de peso corporal além do normal e isso tem causas clínicas, hormonais e alimentares. 
Em outras palavras, as mulheres podem reter água e, portanto, “ganhar peso” durante o período menstrual, devido à ação dos seus amados hormônios. Água pode ser retida também devido a problemas circulatórios, problemas no coração e/ou nos rins. E por último, a concentração de água no corpo pode variar de acordo com sua dieta e a quantidade de sódio (sal) ingerida.
Bem mais da metade do seu corpo é constituída de água! Isso quer dizer que, alterações na concentração da mesma, no corpo pode resultar em flutuações consideráveis do peso na balança! Seu peso total pode flutuar bastante!
O corpo elimina água principalmente através da urina, fezes, respiração e transpiração. Como você RETÉM água então?
Desconsiderando agora as causas hormonais e clínicas mencionadas, vamos focar no que é mais comum e prático: O consumo de sal.
Comidas de má qualidade e com concentração exagerada de sódio são os vilões de sempre: fast-foods, chips, salgados, etc.
Ao mantermos uma dieta rica em sódio, fazemos com que nosso corpo retenha uma quantidade maior de água! Da mesma forma, ao mantermos uma dieta mais saudável, vemos que esta concentração diminui e você se sente mais leve.
Você certamente nota que certos dias você se sente mais magro(a), certo? Não sente aquela sensação de estar estufado(a), etc. Você simplesmente se sente melhor e mais em forma. Isso, muitas vezes, é explicado pela concentração normal de água no corpo!
Agora, por exemplo, depois de ir na churrascaria e de um fim de semana de festa, você pode ganhar quilos e se sentir extremamente estufado(a) por um bom tempo, não é?
Coincidentemente ou não, comidas ricas em sódio são também, geralmente, pobres em nutrientes, pobres em fibras e gordurosas.
Já no outro lado da moeda, comidas ricas em nutrientes, baixas em gordura e ricas em fibras, são também baixas na concentração de sódio!
Como já disse, esse é o grande motivo, pelo qual, ao corrigir sua dieta, você perde normalmente mais peso corporal no início! O corpo se adapta à nova alimentação e regula como precisa a concentração de água no organismo!
Sugestão geral e super importante: Pode parecer o oposto do que você deveria fazer, porém, água é um dieurético natural e pode ajudar você a perder peso, já que, entre outros benefícios, faz com que você urine mais, que seus rins funcionem melhor e que seu metabolismo aumente!
BEBA ÁGUA!!!! Frequentemente ao longo do dia! Se você quer perder gordura no modo turbo e de forma saudável, beba muita água! O corpo se utiliza de água também no processo de perda de gordura e isso faz uma diferença considerável!
Pesagem: Pese-se não mais do que uma vez na semana e, quando o fizer, certifique-se de ser no mesmo dia, na mesma balança e no mesmo horário.
Desta forma, a gente diminui as chances de nos enganarmos com os resultados e aumentamos a chance de termos uma idéia mais real sobre como está indo nosso processo de perda de gordura.
Ainda assim, peso total, como você deve saber, não é o melhor indicativo de performance na perda de gordura! Uma medição da porcentagem de gordura corporal seria o mais ideal, mas tirar suas medidas com uma fita métrica também ajudam muito a medir e controlar o progresso!
É isso! Menos frustração e mais satisfação!

VIDA SAUDÁVEL CAMPINAS
Lanchonete Saudável/ loja de produtos naturais e suplementos
De 2ª a 6ª feira das 11h30 às 14h30
Av. Dr. Moraes Sales, 722, sobreloja, Centro. Campinas/SP. Cep 13010-001
Tel: (19) 3579-2340 / Cel: (19) 99219-7819
E-mail: vidasaudavelcampinas@gmail.com
Site: www.vidasaudavelcampinas.com
Curta no Facebook: https://www.facebook.com/vidasaudavelcampinas 

* Convênio com estacionamento Jaguara Park
** Wi-fi
*** Aceitamos cartões de crédito, débito, alimentação e refeição: Alelo e Sodexo

**** Delivery: consulte opções 

Nenhum comentário:

Postar um comentário